terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DICAS DE COMO DESCOBRIR OPORTUNIDADES DE INOVAÇÃO

1ª Comece antes que você precise - Esteja atento aos primeiros sinais de alerta, pois a urgência da inovação e a capacidade de novar são inversamente proporcionais. Crie uma lista, enquanto há tempo, contendo indicadores que deem a entender que sua empresa necessita de uma mudança de estratégia drástica.

2ª Lembre-se: o cliente é o patrão - Esteja especialmente atento a duas "horas da verdade": a hora em que o cliente escolhe um produto e a hora em que o usa. Dê vida ao seu público-alvo, dê aos clientes um nome, descreva o que fazem e encontre imagens que possa associar a eles.

3ª Cumpra com a tarefa - Procure uma tarefa importante a cumprir, que não tenha sido satisfeita, ou um problema que, no momento, o cliente não tenha como resolver adequadamente. Sempre que estiver atrás de oportunidades de inovação, lembre-se de perguntar: "Qual tarefa o cliente está com dificuldades para que seja cumprida?". 

4ª Concorra com o não-consumo - Procure os não-clientes que enfrentem uma barreira que iniba sua capacidade de cumprir uma tarefa. Mais especificamente, corra atrás das pessoas que considerem as soluções existentes muito complicadas, caras ou difíceis de acessar. 

5ª Descubra comportamentos compensatórios - Cogite em se voltar para o comportamento compensatório que o indivíduo adota para contrabalançar a inadequação das soluções existentes. Descubra o que seus clientes fazem para que a tarefa seja cumprida. Caso seja uma solução provisória e complicada, é possível que você tenha topado com uma ótima oportunidade.

6ª Aproxime-se do contexto o máximo possível - Comece com uma profunda pesquisa observacional ou etnográfica; fuja dos grupos de discussão como o diabo foge da cruz. Vá aonde as pessoas cumprem a tarefa, observe-as cumprirem e, depois, cumpra com elas. Ninguém tem lembrança consciente do modo como cumpre as tarefas rotineiras. 

7ª Não inove às cegas - Invista um tempo para entender o mercado que você tem em vista - sempre pergunte porque as pessoas espertas não aproveitaram uma oportunidade que lhe parece óbvia. Ao conduzir uma pesquisa, faça uma lista corrida das coisas que você não souber ou das quais não tiver certeza. 

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