terça-feira, 22 de janeiro de 2013

6 ETAPAS QUE TODO "CRIADOR DE DEMANDA" DEVE SEGUIR

Os criadores de demanda percebem as lacunas enormes entre o que as pessoas compram e o que elas realmente querem, e utilizam essas lacunas como ponto de partida para o processo de reconstrução que poderíamos chamar de "maneira demanda de pensar". 

1ª - TORNE-O MAGNÉTICO: eles não param de desenvolver seu produto até que fique absolutamente irresistível, gerando empolgação e conversa em todos os lugares. Quando se trata de criar demanda, não é o primeiro a chegar que vence, mas sim o primeiro a criar e capturar o espaço emocional no mercado. 

2ª - AJUSTE O MAPA DE DIFICULDADES: raramente conseguimos desfrutar de tudo o que queremos (maior simplicidade e mais opções, maior automação e mais serviço personalizado, maior qualidade e menor preço). Aí reside uma enorme oportunidade para o criador de demanda - mapear as dificuldades que dominam boa parte do dia a dia e depois descobrir como consertá-las fornece o caminho para uma possível demanda explosiva. 

3ª - DESENVOLVA UMA RETAGUARDA COMPLETA: a demanda não acontece até que a retaguarda esteja verdadeiramente completa. Os criadores de demanda interligam todos os pontos necessários para consertar o mapa de dificuldades (citado acima) do cliente. 

4ª - ENCONTRE OS GATILHOS: os maiores obstáculos para se criar a demanda são a inércia, o ceticismo, o hábito e a indiferença. Muitas pessoas que ouvem falar sobre um produto permanecem em cima do muro, sem estar preparadas para comprar e sufocando o crescimento da demanda até que algo as faz agir: um gatilho. Os criadores de grande demanda constantemente buscam por eles, sempre experimentando para descobrir o que transforma em consumidores as pessoas que ficam em cima do muro. 

5ª - CONSTRUA UMA TRAJETÓRIA ASCENDENTE ÍNGREME: com que rapidez se pode melhorar? Os criadores de demanda sabem que a cada melhoria feita (técnica ou emocional) abrirá novas camadas de demanda e deixará menos espaço para a imitação de concorrentes parasitas. 

6ª - DIFERENCIE: os criadores de demanda diferenciam mercados complexos, reconhecendo que o "consumidor de tamanho único" é um mito e que clientes diferentes possuem mapas de dificuldade amplamente variados. Em seguida eles descobrem maneiras eficientes e eficazes em termos de custo para criar variações de produção que combinem mais perfeitamente com as diversas necessidades de tipos de clientes bastante diferentes, livrando-se de excessos (coisas que não queremos) e faltas (lacunas que queremos cobrir). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário