segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SEU MARKETING TEM CHEIRO?

Estudiosos estimam que 75% de nossas emoções são geradas pelo que cheiramos, e defendem entusiasticamente a incorporação do sentido do cheiro no máximo possível dos aspectos de marketing de uma empresa.

Um bom exemplo: Em um experimento, dois pares de Nike idênticos foram avaliados por consumidores: um em um cômodo com aroma floral e outro em um cômodo sem aroma. Ao todo, 84% dos participantes avaliaram os tênis do cômodo que tinha aroma como superiores.


Uma vez que o aroma penetra no cérebro de um indivíduo, até mesmo sugestões visuais podem fazê-lo voltar à memória e, inclusive, causa a sensação de estar experimentando novamente. Por exemplo, um comercial de televisão mostrando uma pizza sendo tirada do forno pode despertar reações olfativas no cérebro. 


Outro estudo sugeriu que mudar a fragrância de um xampu sem alterar nenhuma outra característica do desempenho levou as pessoas submetidas ao teste achar que o produto espumava mais, enxaguava mais facilmente e deixava os cabelos mais brilhantes. 


Tenha seu próprio cheiro! O segredo da construção olfativa da marca está na consistência e na exclusividade. É possível que você tenha pelo menos um cheiro padrão, mesmo que não esteja intencionalmente fazendo nada com aromas. Determine se o aroma está ajudando ou se precisa ser eliminado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário