A satisfação dos clientes é subjetiva: as pessoas ficam satisfeitas com diferentes estímulos e, por isso, o atendimento ao cliente não deve ser padronizado, mas sim, adaptado às exigências específicas da clientela;
A satisfação dos clientes é difícil de ser medida: nem sempre os clientes preenchem questionários de pesquisa de satisfação de forma sincera ou, muitas vezes, não conseguem expressar os seus sentimentos;
A satisfação do cliente não é facilmente mudada: depois da concepção de imagem sobre determinada organização, os consumidores mudarão de opinião somente se receberem serviços de melhor qualidade de forma mais permanente, sendo o mais indicado nesses casos que não se deixe formar uma opinião negativa, reagindo imediatamente nos primeiros sinais perceptíveis de insatisfação;
O cliente não se satisfaz apenas com relação qualidade/preço: para uma decisão de compra, os clientes procuram analisar os benefícios adicionais que estão recebendo, além da qualidade e do preço pago;
Recomenda-se segmentar o mercado para atingir diretamente um grupo de consumidores: para se obter um determinado nível de satisfação, é necessário separar grupos de cliente para estudá-los e preparar a oferta comercial de modo que se aproxime mais das necessidades identificadas, uma vez que a tendência é dividir os segmentos em grupos muito pequenos, ou nichos, para se aproximar ainda mais da satisfação dos desejos e das necessidades;
A satisfação dos clientes não é exclusivamente determinada por fatores humanos: para o cliente não importa os recursos (como a tecnologia, etc.) que você usa para prestar serviços, mas o resultado que se obtém de seu uso.
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