domingo, 25 de novembro de 2012

ETAPAS QUE PRECEDEM A DECISÃO DE COMPRA

- Reconhecimento do problema: o processo decisório tem início quando se reconhece uma necessidade a ser satisfeita, não indicando um real problema físico, mas um estado de privação, desconforto ou falta;

- Busca de informações: uma vez reconhecido o problema, o consumidor busca informações sobre os vários modos de resolvê-lo, utilizando como fontes de informação as fontes pessoais (família, amigos, conhecidos), fontes comerciais (propaganda, vendedores, representantes) e fontes experimentais (quanto maior a experiência anterior, menos informações se buscam;

- Avaliação das alternativas: tal avaliação reflete um processo cognitivamente orientado, ou seja, o consumidor mede a relação custo versus benefício da possível compra;

- Decisão de compra: também é um processo que identifica a escolha pela intenção de compra (decisões sobre a marca, o fornecedor, a quantidade, a ocasião e a forma de pagamento) e pela implementação da compra (consolidação ou efetivação da compra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário