domingo, 18 de novembro de 2012

ROMPENDO A BARREIRA COGNITIVA (ACOMODAÇÃO)

Em muitas viradas e transformações organizacionais, a batalha mais difícil consiste simplesmente em conscientizar as pessoas quanto às necessidades da mudança estratégica e convencê-las de tal necessidade. A maioria dos CEOs tenta argumentar em favor da mudança apontando para os números e insistindo em que a empresa defina e alcance melhores resultados.

As pesquisas em neurociências e em ciências cognitivas mostram que as pessoas registram e reagem com mais eficácia ao que vêem e experimentam: "ver para crer". No campo da experiência, os estímulos positivos reforçam o comportamento enquanto estímulos negativos mudam atitudes e comportamentos.

Em vez de recorrer a números para desequilibrar e derrubar o obstáculo cognitivo, a liderança deve levar as pessoas a experimentar a necessidade da mudança, fazendo-se necessário arrancar os gestores, ou colaboradores, do conforto dos escritórios, para mostrar-lhes os horrores operacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário